BLOG

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo

Publicado em 20/05/2020

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo representam os sete monumentos considerados mais importantes e belos segundo sua história e arquitetura. Eles foram escolhidos pelos gregos na antiguidade.

• Jardins Suspensos da Babilônia

Reunião de alguns montes artificiais construídos na cidade da Babilônia (atual Iraque), à margem do rio Eufrates, em pedido do Rei Nabucodonosor II que governou entre 605 e 562 a.C., e que supostamente o construiu para uma mulher amada. Reza a lenda que sua mulher nascida em terras montanhosas, sentia muitas saudades de casa e do relevo montanhoso.

Até hoje não foi comprovada sua existência. Alguns historiadores acreditam que se trata de um local mítico, o qual fora mencionado em alguns textos antigos. Os jardins suspensos da Babilônia são descritos como um palácio, com grandes terraços e com um belo jardim oriental, formado por fontes e diversas plantas.

• Pirâmides do Egito

As Pirâmides do Egito, localizadas na Necrópole de Gizé, são túmulos de pedra construídos durante o período antigo, próximo a cidade do Cairo, no Egito. Foram erigidos para abrigar os corpos dos reis do Egito Antigo, os faraós.

Ainda que sejam 123 pirâmides construídas, três delas merecem destaque: Quéops, Quéfren e Miquerinos. Além das pirâmides, a Esfinge de Gizé também faz parte da necrópole. É uma representação gigante de um ser com corpo de leão e uma cabeça humana com turbante real. Está voltada para o sentido do sol nascente.

Dentre as sete maravilhas do mundo antigo, somente as pirâmides sobreviveram com o passar do tempo.

• Estátua de Zeus em Olímpia

Durante o período da Grécia antiga foi erigida uma estátua na cidade de Olímpia para o senhor dos deuses e dos homens que habitava o Monte Olimpo: Zeus.

Construída pelo escultor grego Fídias por volta de 430 a.C., a estátua no templo de Zeus, possuía cerca de 15 metros de altura sendo formada por materiais nobres como o ouro, marfim e mármore.

A estátua de Zeus foi considerada o monumento mais belo, perfeito e importante para os gregos na antiguidade. Foi destruída após um terremoto que ocorreu supostamente no século XIII.

• Colosso de Rodes

Imensa Estátua do Deus grego do Sol, Hélio, construída entre 292 a.C. e 280 a.C. pelo escultor grego Carés de Lindos, na Ásia Menor mais precisamente na ilha de Rodes (Grécia), no mar Egeu. A estátua foi feita de bronze, possuía cerca de 30 metros de altura e pesava 70 toneladas.

Estava posicionada na entrada do porto, e, portanto, quem entrava na cidade via sua imponente figura. A estátua tinha uma perna posicionada em cada margem e em sua mão direita segurava uma tocha para guiar os barcos durante a noite. Foi destruída por um terremoto que atingiu o local, tendo sobrevivido cerca de meio século.

• Templo de Diana

Também conhecido como o "Templo de Ártemis" em Éfeso (atual Turquia), é considerado o maior templo da antiguidade. Esse templo majestoso foi erigido no ano de 550 a.C. em nome da deusa romana da lua, da caça e da castidade Diana (Deusa grega Ártemis).

No entanto, ele foi destruído em 356 a.C. por Heróstrato que tinha o objetivo de ser lembrado como o incendiário do templo. Com 91 metros de comprimento por 45 metros de largura aproximadamente, ele foi construído em mármore.

• Mausoléu de Halicarnasso

Grande túmulo construído no ano de 353 a.C. para o Rei Persa chamado Mausolo. Foi desenhada pelos arquitetos Sátiro e Pítis e os escultores Briáxis, Escopas de Paros, Leocarés e Timóteo.

O mausoléu, com cerca de 45 metros de altura, foi construído em mármore, bronze e ouro na cidade de Halicarnasso (atual Turquia). Atualmente, ele se encontra em ruínas visto que fora afetado por diversos terremotos.

• Farol de Alexandria

Construído pelo arquiteto grego Sóstrato de Cnido, por volta de 250 a.C. o Farol de Alexandria está localizado na Ilha de Faro em Alexandria, no Egito. Feito de mármore, possuía cerca de 150 metros de altura e servia de auxílio para as embarcações.

[Retirado do Site: Toda Matéria – Texto de Juliana Bezerra (Professora de História)]