VIAGENS NACIONAIS

NOVO TREM DA VALE

 SAÍDA: 04/12/2021 • RETORNO: 10/12/2021 
Com Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo, Parque Nacional do Caparaó e Montanhas Capixabas
A Estrada de Ferro Vitória Minas S.A: Tinha como objetivo inicial o transporte ferroviário de passageiros e escoar a produção cafeeira do Vale do Rio Doce e espírito Santo, no entanto seu foco foi alterado em 1908, passando a visar Itabira e escoar o minério de ferro extraído no município até os complexos portuários capixabas. Em 1994, a ferrovia alcançou a capital mineira, configurando-se como a única no Brasil a fornecer trens de passageiros com saídas diárias.
Inhotim: uma das mais incríveis atrações do Brasil, um dos mais espetaculares museus de artes contemporâneas do mundo que agrada não só pelas suas galerias e instalações de artes mas também pela espetacular área verde e jardins que fazem de um lugar único. É um espaço para respirar arte e ar puro ao mesmo tempo. Está localizado em Brumadinho, Minas Gerais, apenas 60 quilômetros de Belo Horizonte, localiza-se dentro do domínio da Mata Atlântica, com enclaves de cerrado nos topos das serras. A instituição Inhotim surgiu em 2004 para abrigar a coleção de Bernardo Paz, empresário da área de mineração e siderurgia, que foi casado com a artista plástica carioca Adriana Varejão, e há 20 anos começou a se desfazer de sua valiosa coleção de arte modernista, que incluía trabalhos de Portinari, Guignard e Di Cavalcanti, para formar o acervo de arte contemporânea que agora está no Inhotim. Em 2014, o museu a céu aberto foi eleito, pelo site TripAdvisor, um dos 25 museus do mundo mais bem avaliados pelos usuários.
Alto Caparaó: Tem a sua origem por volta dos anos de 1900. O distrito de Alto Caparaó foi criado em 30 de dezembro de 1962. Em 1967 inspirado pelo sucesso de Fidel Castro em Sierra Maestra em Cuba, alguns revolucionários brasileiros fizeram um acampamento de treinamento de guerrilha no alto da Serra do Caparaó.
O Parque Nacional de Caparaó: Foi criado em 24 de maio de 1961. Abriga o terceiro pico mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira. O parque possui uma área de 31.800 hectares, e está localizado na divisa entre os estados de Minas Gerais e Espirito Santo. O Pico da Bandeira, com 2.891 metros, ponto mais elevado do parque, localiza-se na divisa dos dois estados.
As Montanhas Capixabas: Uma das mais belas regiões do Espirito Santo que surpreende pelas belezas naturais e as influencias das colonizações italiana e alemã tão próximas. Venda Nova do Imigrante, cidade de colonização italiana, Pedra Azul, cartão postal do Espirito Santo e Domingos Martins que guarda os traços da colonização alemã.
BUSCAMOS VOCÊ EM CASA NOS MUNICÍPIOS DO RIO E NITERÓI
7 Dias • 6 Noites • 7 Refeiçoes
1º DIA: RIO DE JANEIRO / BELO HORIZONTE
Saída do Rio de Janeiro em confortável ônibus de turismo. Almoço livre em viagem. Prosseguiremos viagem até Belo Horizonte para HOSPEDAGEM no Hotel Tryp By Wyndham Savassi.

2º DIA: BELO HORIZONTE / INHOTIM / BELO HORIZONTE
Após o CAFÉ DA MANHÃ, iremos a INHOTIM, local onde se aprecia uma das mais espetaculares Artes Contemporâneas do Mundo, localizada em Brumadinho, 60 km de Belo Horizonte. Chegada e ingresso incluído para visitar um conjunto de obras a céu aberto em galerias permanentes dentro de um Jardim Botânico com vegetais raros, cinco lagos e uma reserva de mata preservada com várias opções gastronômicas e cafés especiais no Café do Teatro. Retorno ao hotel, no final do dia. JANTAR incluso.

3º DIA: VIAGEM NO NOVO TREM DA VALE COM DESTINO A IPATINGA / ALTO CAPARAÓ (PARQUE NACIONAL DO PICO DA BANDEIRA)
Neste dia, vamos acordar bem cedo para o CAFÉ DA MANHÃ, e sair direto à estação para embarque no Novo Trem de passageiros da Cia da Vale do Rio Doce. O trem nos levará para um belíssimo passeio pelos caminhos que os Bandeirantes fizeram centenas de anos atrás. O destino deste trem é Vitória, mas o nosso passeio será pelo conhecido Vale do Aço, passando por cidades como: João Monlevade, onde está à Siderúrgica Belgo Mineira, Coronel Fabriciano e finalizando em Ipatinga, onde está a sede da Usiminas. (aproximadamente 4 horas de viagem). ALMOÇO em Ipatinga. À tarde, iremos rumo a Alto Caparaó, HOSPEDAGEM no Caparaó Parque Hotel. JANTAR.

4º DIA: ALTO CAPARAÓ / PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ
Após o CAFÉ DA MANHÃ, visita ao Parque Nacional do Caparaó, em caminhonete (tipo 4x4). Conheceremos alguns dos atrativos do Parque Nacional do Pico da Bandeira, tais como: Mirante da Tronqueira, Vale Verde, Cachoeira Bonita e Vale Encantado. Retorno ao hotel para ALMOÇO. Na parte da tarde, visita ao Poço do Egito, com seus poços e cachoeiras de águas transparentes nos pés do Caparaó. No mesmo tipo de transporte que fizemos pela manhã (tipo 4x4). À noite, JANTAR.

5º DIA: ALTO CAPARAÓ / MONTANHAS CAPIXABAS / VITÓRIA
CAFÉ DA MANHÃ. Saída com destino a Vitória. Hoje, teremos um dia recheado de lindas atrações das Montanhas Capixabas. Passagem por alguns dos principais pontos turísticos desta região; como a cidade de colonização italiana de Venda Nova do Imigrante, palco do agroturismo. Em Pedra Azul, faremos parada na entrada do parque que tem uma vista privilegiada da Pedra Azul. Prosseguindo, chegaremos a Domingos Martins, um encontro com a colonização alemã no Espirito Santo. Faremos parada na imponente Praça Arthur Gerhardt, no centro da cidade que traz no colorido das flores nos seus jardins encantadores. Tempo livre também para tirar foto da Igreja Luterana, marco da colonização alemã na região e a famosa Rua do Lazer com suas lojinhas , cafeterias e uma linda arquitetura “Enxaimel” que poderá ser observada nesta rua. Chegada a Vitória e HOSPEDAGEM no Hotel Sheraton Vitória. JANTAR incluído.

6º DIA: VITÓRIA E VILA VELHA
Após o CAFÉ DA MANHÃ, faremos passeio pelas duas principais cidades do Espírito Santo. História da colonização do Estado e as principais atrações turísticas serão ouvidos e apreciados. Este passeio contempla: as praias de Vitória (Camburi, do Canto e Curva da Jurema), o Centro Histórico de Vitória, as praias de Vila Velha (da Costa e Sereia). Visita o famoso Convento da Penha, construído no alto de um rochedo, que encanta pela vista do mar e das duas cidades. ALMOÇO incluído. Restante do tempo livre.

7º DIA: VITÓRIA / RIO DE JANEIRO
CAFÉ DA MANHÃ. A seguir, início da nossa viagem de regresso ao Rio de Janeiro. ALMOÇO LIVRE (não incluído). Chegada no início da noite e fim dos nossos serviços. Desembarque e traslado incluído para as pessoas que moram no município do Rio e Niterói.