VIAGENS NACIONAIS

ROTEIRO DAS MISSÕES

 SAÍDA: 06/02/2022 • RETORNO: 17/02/2022 
Brasil, Argentina e Paraguai - Missões Jesuíticas Internacionais
A história das Missões Jesuíticas Guarani se estende além das atuais fronteiras do Brasil. Na verdade, a Província Jesuítica do Paraguai, que existiu até o século XVIII, correspondeu a 30 Povoados, “Os 30 Povos das Missões”, que constituem atualmente Brasil, Argentina e Paraguai. Com o passar do tempo, ainda resistem vestígios impressionantes dessa experiência. O Circuito das Missões Internacionais te levará a uma viagem encantadora pelas principais Missões Jesuíticas-Guarani do Brasil, Argentina e Paraguai, conhecendo 4 das antigas Reduções - hoje Sítios Arqueológicos declarados Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, cada uma com sua excepcionalidade, que em conjunto, complementam-se nessa viagem por um território de mais de 300 anos de história.
12 Dias • 11 Noites • 10 Refeições
1º dia, 06 de fevereiro de 2022, (domingo): RIO DE JANEIRO ou SÃO PAULO/PORTO ALEGRE.
Apresentação para embarque no Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro no voo da LATAM e Aeroporto de Congonhas em São Paulo no voo da AZUL com destino a Porto Alegre. Chegada, recepção e traslado ao Hotel Quality Porto Alegre ou similar. Havendo possibilidade, faremos um tour panorâmico pela Capital Gaúcha. Importante: pelas proximidades dos horários de chegada dos dois voos, Rio e São Paulo será um traslado ao hotel aos dois grupos.

2º dia, 07 de fevereiro de 2022, segunda-feira : PORTO ALEGRE/SÃO MIGUEL DAS MISSÕES.
CAFÉ DA MANHÃ, embarque em confortável ônibus de turismo com destino a São Miguel das Missões, distante 524 km de Porto Alegre. Chegada na parte da tarde e hospedagem no Hotel Tenondé, o melhor da região. JANTAR incluso.

3º dia, 08 de fevereiro de 2022, terça-feira: SÃO MIGUEL DAS MISSÕES.
CAFÉ DA MANHÃ. Saída para uma visita guiada ao Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo, o local guarda a mais preservada missão jesuítica do Brasil e remonta 160 anos de história e as relações entre os primeiros jesuítas e os índios Guaranis. As ruínas do povoado, fundado no século 17, foram declaradas Patrimônio Mundial pela Unesco em 1983 No Museu das Missões, junto ao Sítio Arqueológico, encontra-se uma das mais importantes coleções públicas de artes sacras missioneiras, além de fragmentos arquitetônicos e os sinos da antiga Redução. Também podemos observar peças feitas pelos Jesuítas e guaranis do período, bem como conhecer o artesanato feito pelo grupo de indígenas dos arredores. Retorno ao hotel para ALMOÇO. Na parte da tarde, aproveite a área de lazer do hotel. À noite, assistiremos o espetáculo de som e luz no Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo.

4º dia, 09 de fevereiro de 2022, quarta-feira: SÃO MIGUEL DAS MISSÕES/SANTO ANGELO/SANTUÁRIO DE CAARÓ.
CAFÉ DA MANHÃ. A seguir, iremos à cidade de Santo Ângelo, apenas 56 km. Visitaremos a Catedral Angelopolitana que foi construída sobre as ruínas da Igreja da Redução de Santo Ângelo Custódio. Quem não conhece Santo Ângelo pode até achar que ela é uma cidade como outra qualquer do interior do estado, mas essa primeira impressão muda ao passo que a gente começa a explorar a cidade. A história de Santo Ângelo mostra o porquê de ser considerada a capital das missões no Rio Grande do Sul, apesar de ser a mais nova das Missões. Ao observar os detalhes da catedral, a escultura do anjo da guarda em madeira feita pelos índios e alguns outros detalhes como a via sacra, os vitrais, as imagens etc, poderemos entender um pouco mais de sua história. O Museu Municipal funciona num belíssimo casarão do século XIX e possui uma maquete da antiga Redução de Santo Ângelo. ALMOÇO (incluso). Na parte da tarde, visita guiada ao Santuário do Caaró, local onde ocorreu o martírio dos Padres Jesuítas que iniciaram o processo de catequização dos índios Guaranis no primeiro ciclo missioneiro. O local é lindo e rico em paz e natureza. Retornando para São Miguel das Missões, parada junto ao Pórtico de entrada da cidade para explanações com a guia e fotos.

5º dia, 10 de fevereiro de 2022, quinta-feira: SÃO ÂNGELO/ SÃO BORJA/ POSADAS (Argentina)
CAFÉ DA MANHÃ, seguiremos viagem em direção a Posadas, 257 km de distancia. Passagem por São Borja e travessia a Ponte Internacional sobre o Rio Uruguai, que faz a fronteira entre o Brasil e Argentina. Chegada a Posadas, a capital da província de Missiones, a margem do Rio Paraná e hospedagem no Hotel Urbano ou similar. Na parte da tarde, faremos um tour panorâmico com guia local pela cidade de Posadas, destacando-se: a Avenida Costaneira, a avenida turística da cidade com um calçadão a margem do Rio Paraná, o monumento ao governador Andres Guazurari, a Catedral de São José, a Praça 9 de Julho, o Parque Republica do Paraguai, etc. JANTAR (incluso).

6º dia, 11 de fevereiro de 2022, sexta-feira: REDUÇÕES DE SAN IGNACIO MINI (Argentina)/ENCARNACIÓN (Paraguai)
CAFÉ DA MANHÃ, visitaremos as Reduções Jesuítas da Argentina San Ignacio Mini, considerada uma das mais bonitas e bem preservadas reduções jesuítas. Um local cheio de beleza e história para contar. Tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1984. O Sitio Arqueológico foi criado em 1632 e redescoberto em 1897. Teremos visita com guia local. ALMOÇO incluso. A seguir, numa curta viagem, chegaremos à cidade paraguaia de Encarnación para hospedagem no Hotel Savoy ou similar.

7º dia, 12 de fevereiro de 2022, sábado: ENCARNACIÓN (Paraguai)/ REDUÇÃO JESUÍTICA LA SANTÍSIMA TRINIDAD DE PARANA.
CAFÉ DA MANHÃ. A seguir, iremos visitar a Redução Jesuítica Santisima Trinidad De Parana, patrimônio mundial, reconhecida pela Unesco em 1993. Foi construída em 1706, sendo uma das últimas missões a serem erguidas na região. Trinidad é a mais extensa das missões paraguaias e já chegou a abrigar cerca de 3000 indígenas. Atualmente La Santisima Trinidad é considerada como a ruína mais bem preservada do Paraguai, sendo a Missão Jesuíta que possui a estrutura urbana mais preservada entre todas as Missões Jesuítas. Retorno a Encarnación. ALMOÇO incluso.

8º dia, 13 de fevereiro de 2022, domingo: ENCARNACIÓN (PARAGUAI)/ REDUÇÃO JESUÍTICA JESÚS DE TAVARANGUE/ FOZ DO IGUAÇÚ.
CAFÉ DA MANHÃ. Visita à Redução Jesuítica de Jesús de Tavarangue, localizada no departamento de Itapuá, a cerca de 50 km da cidade de Encarnación, a Missão Jesuíta Jesús de Tavarangue, foi fundada originalmente às margens do Rio Monday, em 1685. Dentre os principais atrativos turísticos do Paraguai, as Missões Jesuítas se destacam e não podem ficar de fora em uma viagem ao país. Esta missão foi a única entre todas as missões jesuíticas, que foi construída com toques do estilo Mourisco, estilo característico da cultura muçulmana. Prosseguiremos viagem de retorno ao território brasileiro à cidade turística de Foz do Iguaçu. Travessia a Ponte Internacional da Amizade e chegada a Foz do Iguaçu para hospedagem no Hotel Golden Park Internacional Foz ou similar. JANTAR incluso. 9º dia, 14 de fevereiro de 2022, segunda-feira: FOZ DO IGUAÇU. CAFÉ DA MANHÃ. Visita as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza. E, além das Cataratas, o Parque Nacional do Iguaçu - Patrimônio Natural da Humanidade, localizado estrategicamente entre o Rio Iguaçu e a rodovia que leva às Cataratas. A seguir, visita o Parque das Aves, que une ecoturismo e conservação ambiental. Imensos viveiros proporcionam um conhecimento básico de aproximadamente 1300 aves, de 150 espécies, oriundas do Brasil África, Ásia e Austrália. ALMOÇO incluso. Na parte da tarde, saída para visitar o Templo Budista Chen Tien, um ambiente especial para um momento de tranquilidade. O Templo está localizado em uma região alta da cidade com uma vista privilegiada de Foz do Iguaçu e o Marco das Três Fronteiras, lado brasileiro.

10º dia, 15 de fevereiro de 2022, terça-feira: FOZ DO IGUAÇÚ.
CAFÉ DA MANHÃ. Visita à Usina Hidrelétrica de Itaipu, obra conjunta de brasileiros e paraguaios. Vencendo gigantescos desafios técnicos e ambientais, a Usina de Itaipu é considerada uma das Maravilhas da Engenharia Moderna. Ela simboliza as vantagens da energia limpa e renovável no momento em que todo o planeta busca reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Mas, além de ser campeã mundial em produção de energia, Itaipu tem atrativos únicos, capazes de agradar aos mais exigentes visitantes. A seguir, embarcaremos no passeio Encontro dos Rios Paraná e Iguaçu, um passeio fora do comum, em luxuoso catamarã com ar condicionado e ALMOÇO a bordo.

11º dia, 16 de fevereiro de 2022, quarta-feira: FOZ DO IGUAÇÚ.
CAFÉ DA MANHÃ. Hoje, o dia será dedicado para você fazer o que quiser. Sugerimos como opcionais algumas atrações que valem a pena fazer: Visitar as Cataratas do Iguaçu do lado Argentino, impressionante obra natureza, formada por cerca de 275 quedas; o Macuco Safari, passeio de barco inflável pelo Rio Iguaçu até as cataratas; os comércios de importados no Paraguai (Cidade Del Este) ou na Argentina (Puerto Iguazú) e o Museu de Cera no Park Show com estatuas em tamanho real de celebridades internacionais. À noite, JANTAR de despedida (incluso) com show na tradicional Churrascaria Rafain Cataratas.

12º dia, 17 de fevereiro de 2022, quinta-feira: FOZ DO IGUAÇU/RIO DE JANEIRO ou SÃO PAULO.
Em horário determinado, traslado ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu para embarque em voos da LATAM pessoas do Rio de Janeiro e AZUL pessoas de São Paulo em voos de regresso.