VIAGENS NACIONAIS

FESTA DA UVA

 SAÍDA: 04/03/2022 • RETORNO: 10/03/2022 
Serra Gaúcha com Vindima | Vinhedos lindos, enfeitados e cheios de uvas & Região das Hortênsias
Localizada no coração da Serra Gaúcha, CAXIAS DO SUL é a segunda maior cidade do estado, repleta de atrações urbanas e rurais. A cidade é um importante polo industrial metal mecânico e ao mesmo tempo possui características da colonização italiana. São muitas cantinas e parreirais de uva no interior, além de um ambiente tradicionalista gaúcho. Em Caxias é possível vivenciar o tradicionalismo gaúcho e italiano, unidos às belas paisagens do sul e a excelente culinária da região. A importante FESTA DA UVA é realizada a cada 2 anos em um parque próprio onde são expostos os produtos da região, desde manufaturas e alimentos até maquinaria pesada e automotores. Além das atrações expostas no parque, acontecem na cidade, desfiles de carros alegóricos e diversas outras atrações paralelas em diversos locais. A Festa da Uva dura 15 dias e é a principal festividade de Caxias do Sul, dedicada a celebrar a colonização italiana e reavivar as tradições históricas da comunidade. Já o roteiro da Maria Fumaça na Serra Gaúcha é um trecho de 23 quilômetros entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, região conhecida pelos vinhos, queijos e outras delícias; verdadeiros legados deixados pelos imigrantes italianos. Ao longo do percurso, os vagões do trem Maria Fumaça viram palco para apresentações artísticas (de música, teatro e dança), que ficam ainda mais animadas após algumas provas de vinhos, espumantes e sucos de uva oferecidos nas estações em que a Maria Fumaça passa. Carlos Barbosa, município de onde partem ou onde chegam os passeios com a Maria Fumaça (dependendo do sentido de viagem que se escolhe), é conhecido pelos queijos e também pela fábrica da Tramontina, reconhecida empresa de utensílios de cozinha, eletrônicos, ferramentas etc. Há inclusive uma grande loja de varejo da marca no centro da cidade e, logo à frente, está uma queijaria. Carlos Barbosa fica a 17 km de Bento Gonçalves e a cerca de 7 km de Garibaldi.

BENTO GONÇALVES: é um dos destinos mais visitados da Serra Gaúcha. A cidade é famosa pela produção de vinhos e espumantes e um destino perfeito para quem busca sossego, natureza, história, boa gastronomia e dias românticos e com tantos atrativos figura sempre nas listas de melhores destinos do Brasil. O município não está distante de outras importantes cidades turísticas, igualmente com forte influência da imigração italiana no século 19, como Garibaldi, Carlos Barbosa e Caxias do Sul. Quem visita Bento Gonçalves certamente tem o Vale dos Vinhedos como destino final. É ali que estão boa parte das vinícolas e muitos dos bons restaurantes da região. O período da Vindima de Bento Gonçalves é imperdível. Para quem não sabe, Vindima é o nome dado a época da colheita da uva, período em que é possível colher a uva, pisar na uva, beber e participar da alegria contagiante que toma conta das vinícolas com os cachos de uva colorindo a paisagem. É o momento em que a comunidade e produtores comemoram o esforço de um ano inteiro de trabalho. Enfim, uma grande festa!

GRAMADO: A capital turística do Rio Grande do Sul, uma cidade inesquecível de visitar. Uma estância de montanha situada na Serra Gaúcha, influenciada pelos colonos alemães no século XIX. A cidade possui um toque bávaro na sua arquitetura alemã com chalés alpinos, casas de chocolates e lojas de artesanatos. Gramado também é famosa pelas suas exibições de Luzes de Natal e pelas hortênsias em flor na primavera. Nesta linda cidade onde permaneceremos por 3 noites teremos inúmeros passeios de suspirar fundo de tanto encantamento e beleza.

CANELA: uma linda cidade na Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias e vizinha de Gramado. Conhecida por atrações turísticas como a Cascata do Caracol, a Catedral de Pedra e o Vale da Ferradura, onde estão localizadas as mais novas atrações da Serra Gaúcha, o Skyglass, uma plataforma de vidro à 360 metros e a emoção garantida no “Abusado”, flutuando nas cadeirinhas.

NOVA PETRÓPOLIS: uma cidade colonizada por imigrantes alemães, que cultivam seus costumes com muita força e representatividade; a preservação da língua alemã, as danças, as músicas folclóricas, os trajes típicos, a gastronomia e a arquitetura enxaimel perpetuam a identidade trazida pelos desbravadores desta terra. Nesse contato iremos visitar: a Praça da República, carinhosamente chamada de Praça das Flores, no centro da cidade e tem como o principal atrativo o imenso labirinto verde, e o Armazém da Rosa Mosqueta que proporciona experiência e conhecimentos sobre a rosa da vitória, espécie silvestre de cinco pétalas originária das regiões montanhosas da Europa Central, símbolo dos senhores feudais da Boêmia. Teremos nesta visita a oportunidade de comprar produtos que contém a flor.
Caxias do Sul com a tradicional Festa da Uva com desfile e pavilhão da festa; cantinas italianas com vinhos de mesa e culinária típica italiana, a Capital Nacional do Vinho BENTO GONÇALVES com toda alegria da VINDIMA, a colheita da uva; Vale do Vinhedo, Trem do Vinho MARIA FUMAÇA ENTRE BENTO GONÇALVES E CARLOS BARBOSA COM TARANTELA E DEGUSTAÇÃOL, O Parque Cultural Epopeia Italiana, Garibaldi, Nova Petrópolis, Gramado e Canela.
7 Dias • 6 Noites • 4 Refeições


1° dia, 04 de março de 2022, sexta-feira, RIO DE JANEIRO/PORTO ALEGRE/CAXIAS DO SUL.
Em horário determinado comparecimento no Aeroporto para embarque com destino a Porto Alegre de onde haverá um transfer até a cidade de Caxias do Sul. Chegada e hospedagem no Hotel Swan Caxias do Sul. À noite, iremos visitar o Pavilhão da Festa da Uva (ingresso incluso).

2° dia, 05 de março de 2022, sábado, CAXIAS DO SUL/DESFILE DA FESTA DA UVA.
Após o CAFÉ DA MANHÃ, iremos visitar Caxias do Sul: o Memorial dos Imigrantes, a famosa Igreja de São Pelegrino com afrescos do famoso pintor ítalo-brasileiro de grande importância no cenário artístico do Rio Grande do Sul Aldo Daniele Locatelli. A seguir, iremos a Estrada dos Imigrantes, uma das rotas turísticas de Caxias do Sul, região da Uva e do Vinho, a essência da colonização italiana no Sul do Brasil com destaque para as belas propriedades, parreiras e a incrível Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, também conhecida como a Terceira Légua. O nosso ALMOÇO será na CASA BONNET, uma das mais famosas Cantinas Familiares Italianas da Serra Gaúcha, trata-se de uma tradição peculiar que com seu carinho e atenção as famílias nos recebem com seus costumes italianos, haverá uma apresentação musical com lindas canções, um delicioso cardápio típico italiano, vinhos e o famoso passeio num típico transporte (carretão) pelas parreiras de uvas. Retorno ao hotel e saída para assistir o desfile dos carros alegóricos da Festa da Uva, em arquibancadas (ingresso incluso).

3°dia, 06 de março de 2022, domingo, CAXIAS DO SUL/CARLOS BARBOSA /TREM DO VINHO/VALE DO VINHEDO/EPÓPEIA ITALIANA/BENTO GONÇALVES.
Após o CAFÉ DA MANHÃ, iremos a Carlos Barbosa, onde visitaremos o show room da Tramontina e a seguir, embarque no famoso Trem do Vinho, Maria Fumaça que corta a cidade de Garibaldi até Bento Gonçalves, com muita alegria e degustação de vinhos e espumantes. Chegada a Bento Gonçalves. ALMOÇO incluído. Na parte da tarde, tour panorâmico pelo Vale do Vinhedo, a região de maior concentração de vinícolas com selos de identificação de origem do Brasil, marcado pela beleza dos vales e montanhas cobertos de parreirais. São pequenas e grandes áreas rurais dividindo espaços com vinícolas renomadas. Está na lista dos 10 melhores destinos de vinho do Mundo. Nessa oportunidade visitaremos uma vinícola com degustação. A seguir, visitaremos o Parque Cultural Epopeia Italiana, palco de um grande espetáculo cênico, com a história real de um casal de imigrante italiano que passou inúmeras dificuldades ao chegar ao Brasil e após muito sacrifício e esforço, conseguiram prosperar em nossas terras. Hospedagem no Grande Hotel Dall Onder.

4° dia, 07 de março de 2022, segunda-feira, BENTO GONÇALVES/GARIBALDI/NOVA PETROPOLIS/GRAMADO.
CAFÉ DA MANHÃ. A seguir, partida para Capital Nacional dos Espumantes GARIBALDI, na chegada, faremos um tour panorâmico pelo centro histórico de Garibaldi, no Tim-Tim, um caminhão GMC de 1944, adaptado para o transporte de turistas e visita a Cooperativa Vinícola Garibaldi, com vinhos e espumantes premiados são produzidos por pequenos produtores que transformam cada vindima em uma verdadeira celebração. Degustação incluída. ALMOÇO incluído. Prosseguiremos viagem a Gramado. Neste trajeto, visitaremos Nova Petrópolis, um local onde a colonização alemã é marcante e preservada por seus moradores. A gastronomia, arquitetura, os parques e atrativos remetem a pequenos vilarejos da Alemanha. Visita a Praça da República, carinhosamente chamada de Praça das Flores, no centro da cidade e tem como o principal atrativo o imenso labirinto verde e o Armazém da Rosa Mosqueta. Chegada a Gramado e hospedagem no Hotel Laghetto Stilo Borges, no centro da cidade.

5° dia, 08 de março de 2022, terça-feira, GRAMADO e CANELA.
Hoje o dia será dedicado ao um lindo tour por Gramado e Canela. Em Gramado, iremos visitar algumas das suas atrações turísticas: Lago Negro, Lago Joaquina Rita Bier, Praça das Bandeiras com uma réplica em tamanho gigante do Kikito, o troféu que atores e diretores recebem nas edições do Festival de Cinema, Av. Borges de Medeiros, onde está localizado o Palácio dos Festivais, o Mini-Mundo, o Belvedere com suas árvores centenárias. Em Canela, uma parada na Catedral de Pedras e a Cascata do Caracol. Durante o roteiro, faremos parada em uma loja de chocolates. excluir loja de vinhos. Retorno ao hotel. CAFÉ DA MANHÃ e ALMOÇO incluídos.

6° dia, 09 de março de 2022, quarta-feira, GRAMADO.
Dia livre para atividades independentes. Sugerimos duas atrações interessantes como opcionais: O Le Jardim “O Parque de Lavanda”, situado na cidade de Gramado com diversas plantas exóticas e espécies inéditas de lavandas no Brasil. Apresenta um belíssimo jardim, loja temática, estufa de produção de flores e bistrô e o “Skyglass”, a maior plataforma de aço de vidro do mundo. Localizado na cidade de Canela, no Vale da Ferradura em meio araucárias, pássaros, animais silvestres e uma paisagem sem igual. Para os mais ousados o parque conta com o “Abusado“ que levará você por um passeio suspenso a 360 metros de distância do Rio Caí.

7º dia, 10 de março de 2022, quinta-feira: GRAMADO/PORTO ALEGRE/RIO DE JANEIRO OU SÃO PAULO. CAFÉ DA MANHÃ.
Em horário determinado, traslado ao Aeroporto de Porto Alegre para embarque em voo de regresso ao Rio de Janeiro ou São Paulo. Fim dos nossos serviços.