VIAGENS NACIONAIS

ALTER DO CHÃO & SANTARÉM

 SAÍDA: 17/10/2022 • RETORNO: 23/10/2022 
As praias de água doce mais lindas do mundo. Um programa para quem deslumbra a natureza.
A cidade de Santarém é a porta de entrada de quase todos os turistas que pretendem visitar Alter do Chão. Em Santarém, está localizado o único aeroporto da região e também o porto que recebe os barcos que percorrem o Rio Amazonas entre Belém, Santarém e Manaus. Sendo assim, passaremos pela cidade antes de chegar a Alter do Chão. Cercada por natureza exuberante e encrustada entre a Floresta Amazônica, o Rio Amazonas e o Rio Tapajós, Santarém com 300 mil habitantes é uma das mais importantes cidades do Pará. Para conhecer Santarém, começaremos o passeio pela orla à beira-rio, onde será possível acompanhar o movimento dos barcos, experimentar alguns petiscos (dê preferência os maravilhosos peixes da região) e ver o espetáculo do encontro das águas do Rio Amazonas com o Rio Tapajós. É importante dizer que Alter do Chão é um distrito de Santarém e, na teoria, tudo que está em Alter do Chão faz parte de Santarém. Na prática, entretanto, quase todas as praias da região são tratadas pelos turistas como sendo de Alter do Chão, afinal, é de lá que partem os passeios e é na vila onde estão os principais hotéis e pousadas que recebem os visitantes. Para quem está focado nas praias, Alter do Chão é o principal ponto de partida para os passeios. Os dias neste paraíso são dedicados a passeios que levam as praias, rios, lagoas, florestas, comunidades ribeirinhas, igapós, igarapés, florestas e canais que são a síntese da beleza da região. O ideal, ao embarcar para Alter do Chão, é conhecer um pouquinho de cada paisagem. Mergulhe nessa aventura paraense sem medo de ser feliz. Desbravar as praias de Alter do Chão é bem mais fácil do que você imagina.
Rios que mais parecem braços de mar, as águas verdes do Rio Tapajós, matas ribeirinhas e praias de areias brancas que abrigam rica fauna amazônica. E tudo temperado de maneira especial na deliciosa cultura gastronômica. Uma região de encontros: matas, rios, botos cor de rosa e um imperdível pôr do sol e céu estrelado amazônico.
7 Dias • 6 Noites • 3 Refeições


1º dia, 17 de outubro de 2022, segunda-feira: RIO DE JANEIRO ou São Paulo/Santarém.
Apresentação no Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro ou Aeroporto de Congonhas (São Paulo) para embarque em voos da LATAM com destino a Santarém, no Pará, de acordo com os voos previstos abaixo. Chegada recepção e hospedagem no Hotel London ou similar. Na parte da tarde, iremos visitar alguns locais de interesses turísticos da Capital Santarém: o Mercado Municipal com variedades de frutas regionais, plantas medicinais, artesanatos, a famosa cachaça de jambu e temperos; prosseguindo iremos a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, a Praça Mirante do Tapajós e o Centro de Artesanatos Cristo Rei. Restante do tempo livre para aproveitar a cidade.

2º dia, 18 de outubro de 2021, terça-feira: SANTARÉM/ ALTER DO CHÃO.
CAFÉ DA MANHÃ. A seguir, nos dirigiremos ao píer para embarque no barco da Selvagem e iremos assistir um espetáculo da natureza o encontro de dois belos rios do Brasil, os grandiosos rios Tapajós e Amazonas que correm por caminhos distintos até que se juntam em uma bela disputa, onde é possível ver nitidamente a diferença das águas de cada um deles. As águas barrentas do Amazonas se juntam a tonalidade do azul profundo do Tapajós em um lindo cenário. Vamos curtir esse momento majestoso bem de pertinho e com sorte teremos a companhia dos famosos golfinhos cor de rosa. A seguir, faremos uma parada imperdível para conhecer melhor a comida da região e o reconhecido restaurante Casa do Saulo. (ALMOÇO não incluso). Prosseguindo faremos parada na praia e lago do Tapari, banhadas pelas águas do Rio Tapajós, são um convite a um mergulho em meio a cenários naturais de tirar o fôlego. A nossa próxima parada será para o pôr do sol na Praia da Moça, a forma de dar boas vinda a todos que estão chegando a Alter do Chão de forma sensacional e com extrema beleza. Desembarque na Vila de Alter do Chão, distrito de Santarém, localizado na margem direita do Rio Tapajós. Reconhecida como a principal atração turística de Santarém, segundo constatação do jornal britânico The Guardian, abriga a mais bonita praia de água doce do mundo e popularmente conhecida como o Caribe Amazônico. Hospedagem no Hotel Mirante da Ilha, bem localizado no centro da vila, próximo de restaurantes, lojinhas de artesanatos, bares, etc. As bagagens já estarão no apartamento do hotel, as mesmas serão transportadas pelo nosso receptivo local. JANTAR de boas vindas (incluso).

3º dia, 19 de outubro de 2022, quarta-feira: ALTER DO CHÃO (ILHA DO AMOR).
CAFÉ DA MANHÃ. Dia reservado para aproveitar a estrela principal de Alter do Chão “ A Praia da Ilha do Amor”, a ilha fica praticamente em frente do hotel e começa aparecer quando as águas do Rio Tapajós baixam. Canoeiros levam e trazem as pessoas da vila para ilha (não incluído). Se a maré tiver muito baixa se faz caminhando. Na Ilha do Amor, as pessoas aproveitam as barraquinhas com petiscos e bebidas, nadam nas águas mornas e calma do Rio Tapajós. Retornando a ilha, caminhe pelas lojinhas de artesanatos, Alter do Chão é famoso nos artesanatos tanto das comunidades próximas quanto da própria vila. Eles vão desde lembrancinhas e suvenires quanto peças mais elaboradas como bolsas e sandálias feitas com materiais amazônicos. À noite, saia para aproveitar e saborear a culinária local. Não é de hoje que todo o mundo sabe que a culinária paraense dá show! Em Alter do Chão, você tem a oportunidade de provar as delícias amazônicas: peixes como o Pirarucu, o Tambaqui e o Surubim que fazem muito sucesso.

4º dia, 20 de outubro de 2022, quinta-feira: ALTER DO CHÃO.
CAFÉ DA MANHÃ. O dia de hoje iremos realizar incríveis passeios fluviais pelas cristalinas águas do Rio Tapajós. Saída prevista para às 09h no Barco Selvagem Tours Sol. Se a maré permitir poderemos iniciar o nosso lindo dia pelas límpidas águas do Lago Verde. Prosseguindo ao Lago e Praia do Mureta, de visual incrível com águas cristalinas e quentinhas; um fantástico lugar para banhos e fotos. A próxima parada será na Praia do Pindobal, um lugar que está entre as prediletas praias dos turistas que buscam lindos cenários. ALMOÇO (não incluso) na Praia e Lago do Jacunda, na beira do Rio Tapajós, servida de redário na água para relaxar e curtir a paisagem das praias da Amazônia. O nosso último passeio deste dia será o Pôr do Sol no Pontal do Cururu, uma maravilhosa praia com dunas de areia que se estendem por dezenas de metros dentro do Rio Tapajós. Tempo livre para aproveitar deste paraíso. Retorno a Alter do Chão. Noite livre.

5º dia, 21 de outubro de 2022, sexta-feira: ALTER DO CHÃO.
CAFÉ DA MANHÃ. Na saída do nosso passeio avistaremos o Morro da Piraoca, a imponente formação natural que marca o ponto mais alto da região, passagem pelo Lago das Piranhas e a seguir, iremos a Praia e Lago do Jacaré, um dos locais mais belo da região, onde a natureza em equilíbrio e harmonia com ariranhas (também conhecida como lontra gigante, onça–d’água e lobo-do-rio), jacarés e tracajás (espécie de cágado) e muita beleza. Um lugar de paz, sensacional para refletir e meditar. Uma das cenas do filme infantil Tainá III, precisamente a cena da batalha final foi as margens do Lago do Jacaré. A nossa próxima e longa parada será na Praia da Ponta de Pedra, uma exceção entre as praias dos arredores de Alter do Chão; além de areia branca e fina, a praia é marcada também pelas suas formações rochosas. O visual é raro e se difere das demais. Também uma ótima opção para quem procura local de praia com infraestrutura de restaurantes. Neste local sugerimos o nosso ALMOÇO (não incluso). No retorno, teremos mais uma vez o melhor pôr do sol de Alter do Chão, vamos contemplar esse espetáculo da natureza no Pontal do Cururu. Desembarque em Alter do Chão. Restante do tempo livre. À noite, JANTAR incluso.

6º dia, 22 de outubro de 2022, sábado: ALTER DO CHÃO.
CAFÉ DA MANHÃ. O dia de hoje será livre para curtir Alter do Chão da forma que quiser. Retornar à Ilha do Amor, caminhar com calma pela vila, fazer algum passeio que o nosso receptivo local poderá oferecer. Enfim, aproveite! À noite, JANTAR de despedida (incluso).

7º dia, 23 de outubro de 2022, domingo: ALTER DO CHÃO/SANTARÉM/RIO DE JANEIRO OU SÃO PAULO.
CAFÉ DA MANHÃ. Em horário determinado, traslado ao Aeroporto de Santarém para embarque em voo com conexão em Brasília e chegada ao Rio de Janeiro ou São Paulo.

*** IMPORTANTE ***.
Os passeios realizados no 2º, 4º e 5º dias serão fluviais realizados pela agência de turismo Selvagem Tours, à bordo de barco de turismo com capacidade para aproximadamente 70 pessoas, na sua estrutura com 2 banheiros, bar, área coberta e livre com cadeiras, sofás e almofadões. Serão distribuídos à bordo: frutas frescas, água mineral, sucos naturais e caipirinha. Haverá também música ao vivo.